Imagine o demonstrativo de Receitas e Despesas abaixo para apurar o lucro de um produto :
MARGEM BRUTA DE VENDA DE UM PRODUTO
O valor de venda de um produto representa 100,00% e , deste percentual , tem que deduzir os percentuais do custo do produto , Impostos , Despesas Fixas e Outras Despesas para saber o lucro líquido do produto . Vejamos :
VALOR DA VENDA DO PRODUTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ - 160,00 100,00%
CUSTO DO PRODUTO ( Vide ítem 01 abaixo ) . . . . . . . . . . . . . . R$ - 100,00 - 62,50% -
IMPOSTOS ESTADUAL ( ICMS , ST ) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ - 13,01 - 8,13% -
IMPOSTOS FEDERAL ( Pis , Confins , IRPJ , CSLL , etc ) . . . . . .R$ - 9,60 - 6,00% -
DESPESAS FIXAS ( Salários e Encargos , Pró-Labore , Contador ,
Aluguel , Comunicações ,Luz , Água , Combustíveis , Manutenções
de Veículos , Despesas de Escritório , Limpeza , Assinaturas de
Jornais e Revistas , Propagandas e Publicidades , etc. ) . . . . . . . . .R$ - 24,00 - 15,00% -
OUTRAS DESPESAS ( Provisão para descontos nas vendas à vista ,
Despesas Bancárias , Despesas com Cartões de Créditos , Provisão
para devedores duvidosos , etc. ) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ - 8,00 - 5,00% -
LUCRO LÍQUIDO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ - 5,39 3,37%
MARGEM BRUTA DE VENDA = Valor da Venda do Produto = R$ - 160,00 - 1 x 100 = 60,00%
Custo total do produto R$ - 100,00
Fator multiplicador que será aplicado sobre o total do custo do produto para saber o seu valor de venda = 1,60 ( Preço de venda do produto = R$-100,00 x 1,60 ) = R$ - 160,00
01 - Demonstrativo do Custo Total do Produto :
Custo líquido do produto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ - 88,50
10,00% IPI . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ - 8,85 +
3,00% Frete ( Incluso na Nota Fiscal ) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ - 2,65 +
Custo Total CIF ( Valor total Nota Fiscal Fornecedor ) . . . . . . . . . . . . . . . R$ -100,00
Imaginamos que a grande Loja ou Rede de Lojas , negocia a compra do produto com 10,00% de desconto o que é considerado normal , então , o seu custo será = R$-100,00 – 10,00% = R$ - 90,00
Preço de Venda que a Loja poderá praticar = R$- 90,00 x 1,60 = R$ - 144,00
Preço de Venda que a Loja praticou = R$ - 160,00 em 6 vezes ( 1 + 5 ) parcelas de R$-26,67 sem juros .
Na verdade , em que pese a Loja vender em 6 parcelas sem juros , acaba tendo um lucro financeiro de 24,14% no período do parcelamento , ou seja , com o parcelamento , a Loja ganhou mais de 7 vezes o seu lucro comercial que foi de 3,37% . Em função de uma boa negociação com seu fornecedor e ter efetuado o parcelamento da venda , a Loja acabou obtendo 2 tipos de lucro , ou seja , um lucro comercial de 3,37% e um lucro financeiro de 24,14%% . Se no ano , a Loja praticar o parcelamento da venda , terá um lucro financeiro de 68,04% . Não é por acaso que as grandes redes de Lojas estão abrindo cada vez mais novas filiais e tomando conta do mercado .
Notem , que o cliente da Loja não percebe os juros que estão embutidos na venda parcelada , que gerou um lucro financeiro para a Loja superior em 616,32% o seu lucro comercial .
As grandes Lojas e redes de Lojas , estão indo de encontro exatamente com o que o mercado está procurando . Com esta estratégia de vendas adotadas pelas grandes Lojas e redes de Lojas , as pequenas Lojas por falta de capital e desconhecimento dos benefícios do lucro financeiro , acabam praticando a venda tradicional obtendo lucros irrisórios , mesmo trabalhando com uma margem bruta de venda de 60,00% , se os custos da Loja for o mesmo que ficou demonstrado no início deste trabalho . As pequenas Lojas , para não ficarem paradas no tempo , terão que fugir do sistema tradicional de vendas e se prepararem cada vez mais para enfrentar a concorrência das grandes Lojas , porque senão vão acabar sendo eliminadas pelo mercado .
Grato ,
Valdemir
e-mail : primarters@gmail.com
12/08/2011
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