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quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SEGREDO REVELADO DO LUCRO DAS GRANDES LOJAS

Imagine o demonstrativo de Receitas e Despesas abaixo para apurar o lucro de um produto :

MARGEM BRUTA DE  VENDA  DE  UM  PRODUTO

O valor de venda de um produto representa 100,00% e , deste percentual  , tem que deduzir os percentuais do custo do produto , Impostos  , Despesas Fixas  e Outras Despesas  para saber o lucro líquido do produto . Vejamos :

VALOR DA VENDA DO PRODUTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ - 160,00    100,00%

CUSTO DO PRODUTO  (  Vide ítem 01 abaixo  ) . . . . . . . . . . . . . . R$ - 100,00 -   62,50% -

IMPOSTOS ESTADUAL ( ICMS , ST ) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ -   13,01 -     8,13% -

IMPOSTOS FEDERAL  ( Pis , Confins , IRPJ , CSLL , etc )  . . . . . .R$ -      9,60 -     6,00% -

DESPESAS FIXAS  ( Salários e Encargos , Pró-Labore , Contador ,   
Aluguel  , Comunicações ,Luz , Água , Combustíveis , Manutenções
de Veículos , Despesas de Escritório , Limpeza , Assinaturas de
Jornais e Revistas , Propagandas e Publicidades , etc. ) . . . . . . . . .R$ -    24,00 -    15,00% -

OUTRAS DESPESAS ( Provisão para descontos nas vendas à vista ,
Despesas Bancárias , Despesas com Cartões de Créditos , Provisão
para devedores duvidosos , etc. )  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ -     8,00 -       5,00% -

LUCRO LÍQUIDO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ -     5,39          3,37%


MARGEM BRUTA DE VENDA = Valor da Venda do Produto  = R$ - 160,00  - 1 x 100 =  60,00% 
                                                       Custo total do produto            R$ - 100,00 

Fator multiplicador que será aplicado sobre o total do custo do produto para saber o seu valor de venda  = 1,60       ( Preço de venda do produto = R$-100,00 x 1,60  ) =  R$ - 160,00       

01 - Demonstrativo do Custo Total do Produto  :

Custo líquido do produto  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ - 88,50
10,00% IPI . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .     R$ -   8,85 +
 3,00% Frete  ( Incluso na Nota Fiscal ) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . .    R$ -   2,65 +
Custo Total CIF  ( Valor total Nota Fiscal Fornecedor )  . . . . . . . . . . . . . . . R$ -100,00

Imaginamos que a grande Loja ou Rede de Lojas , negocia a compra do produto com 10,00% de desconto o que é considerado normal , então , o seu custo será = R$-100,00 – 10,00% = R$ - 90,00

Preço de Venda que a Loja poderá praticar = R$- 90,00 x 1,60 = R$ - 144,00

Preço de Venda que a Loja praticou = R$ - 160,00 em 6 vezes ( 1 + 5 ) parcelas de R$-26,67 sem juros .

Na verdade , em que pese a Loja vender em 6 parcelas sem juros , acaba tendo um lucro financeiro de 24,14% no período do parcelamento , ou seja , com o parcelamento , a Loja ganhou mais de 7 vezes o seu lucro comercial que foi de 3,37% . Em função de uma boa negociação com seu fornecedor e ter efetuado o parcelamento da venda , a Loja acabou obtendo 2 tipos de lucro , ou seja , um lucro comercial de 3,37% e um lucro financeiro de 24,14%%  . Se no ano , a Loja praticar o parcelamento da venda , terá um lucro financeiro de 68,04% . Não é por acaso que as grandes redes de Lojas estão abrindo cada vez mais  novas filiais e tomando conta do mercado .

Notem , que o cliente da Loja não percebe os juros que estão embutidos na venda parcelada , que gerou um lucro financeiro  para a Loja  superior em  616,32% o seu lucro comercial  .

As grandes Lojas e redes de Lojas , estão indo de encontro exatamente com o que o mercado está procurando . Com esta estratégia de vendas adotadas pelas grandes Lojas e redes de Lojas , as pequenas Lojas por falta de capital e desconhecimento dos benefícios do lucro financeiro , acabam praticando a venda tradicional obtendo lucros irrisórios , mesmo trabalhando com uma margem bruta de venda de 60,00% , se os custos da Loja for o mesmo que ficou demonstrado no início deste trabalho . As pequenas Lojas , para não ficarem paradas no tempo , terão que fugir do sistema tradicional de vendas  e  se prepararem cada vez mais para  enfrentar a concorrência das grandes Lojas , porque senão vão acabar sendo eliminadas pelo mercado .

Grato ,

Valdemir


12/08/2011

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